A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) do Piauí anunciou que está reforçando as medidas de enfrentamento à seca que afeta 100% do território piauiense, conforme dados do Monitor de Secas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A estiagem atual é considerada uma das mais severas da história recente do estado.

Para garantir o abastecimento de água potável à população, a Sedec informou que firmou contratos com prestadores de serviço para atuação em municípios em situação de emergência. A medida faz parte da Operação Carro-Pipa, que começou após a publicação, em maio de 2025, de um edital de credenciamento no Diário Oficial do Estado. A operação conta com recursos estaduais da ordem de R$ 6 milhões e mais R$ 1,4 milhão em repasses federais.
Além do envio de carros-pipa, o Governo do Estado também tem investido na perfuração de poços, construção e recuperação de barreiros e barragens, e implantação de redes de distribuição em comunidades rurais. O objetivo é garantir o acesso contínuo à água em regiões mais afetadas pela falta de chuvas.
Atualmente, 126 municípios piauienses estão com decretos de emergência vigentes, todos reconhecidos pela União por meio da plataforma S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres). Para ampliar a eficiência na resposta à seca, a Sedec iniciou o programa Capacita+, voltado à formação de gestores, secretários e técnicos de todos os 224 municípios do estado.
O treinamento abrange o uso adequado do S2iD, ferramenta essencial para a solicitação de recursos federais e formulação de estratégias mais eficazes no combate à estiagem. Segundo a gerente de Resposta da Defesa Civil, Yvana Dantas, as ações visam qualificar os municípios a responder de forma ágil e estruturada a cenários cada vez mais frequentes e intensos de seca.
A Defesa Civil destacou que o enfrentamento à estiagem exige mais do que medidas emergenciais. A proposta do governo é construir soluções permanentes que assegurem dignidade e qualidade de vida à população, diante de um cenário climático que se agrava a cada ano.