Mais de 37 mil piauienses estão aptos a receber ressarcimento por descontos considerados indevidos em seus contracheques do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desse total, 11.112 beneficiários, o equivalente a 29,6%, já aderiram ao acordo de ressarcimento, cujo prazo foi aberto há uma semana.
Em nível nacional, a marca de mais de 582 mil beneficiários já assinaram acordo com o Governo Federal, representando 30,4% do total apto a aderir em todo o país. Os estados com maior número de adesões são São Paulo (114.559), Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080).
Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul apresentam índices de adesão superiores a 31%. O Piauí, por sua vez, integra um grupo de 13 estados brasileiros onde a taxa de adesão ainda não ultrapassou os 30%.
Quem pode pedir o ressarcimento?
Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta do INSS após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos já superaram esse prazo, o que permite a adesão ao acordo. Esses pedidos se referem a 1,9 milhão de pessoas, considerando que um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.
A adesão é gratuita, e os aposentados e pensionistas podem consultar o valor a que têm direito antes de assinar o acordo.
Canais para adesão e dúvidas
A adesão ao acordo pode ser realizada por meio do aplicativo Meu INSS (disponível em site e app) ou nas Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios.