O Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) foi inaugurado em Teresina, Piauí, com capacidade para 8 mil atendimentos mensais. Esse centro representa um avanço significativo no enfrentamento da demanda reprimida por serviços especializados no estado, considerando que o Piauí possui quase 38 mil pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
– Atendimento Especializado: O Cetea oferece atendimento especializado com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 50 profissionais, incluindo neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais.
O governador Rafael Fonteles celebrou o momento como uma conquista coletiva e destacou a capacidade dos atendimentos: “Uma felicidade enorme esse momento para o nosso governo e para todos que defendem a causa das pessoas com TEA. Aqui serão mais de 50 profissionais prestando um serviço transformador, com capacidade de mais de 8 mil atendimentos por mês. Só quem vive essa realidade sabe o desafio de garantir os direitos e o acesso aos especialistas. É um padrão de qualidade que não deixa a desejar em relação a nenhum estado do Brasil. Viva o Piauí!”, afirmou.
Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o novo centro não somente inaugura uma estrutura de cuidado, mas representa um avanço científico e social. “É um dos poucos centros no Brasil onde, de forma gratuita, é possível obter diagnóstico para todos os níveis de complexidade do autismo. O espaço reúne profissionais de diversas áreas com potencial para se tornar uma base de pesquisa e estudo, ampliando o conhecimento sobre o espectro. O Piauí agora tem acesso ao que há de mais avançado no mundo, a partir da integração entre cuidado especializado e ciência”, enfocou o ministro.
O centro atende todas as faixas etárias e garante um atendimento especializado com equipe multidisciplinar composta por mais de 50 profissionais, entre neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais. Além de outros atendimentos, o espaço conta também com uma sala de estímulo multissensorial e uma brinquedoteca, instalada no espaço, como parte das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí, programa coordenado pela primeira-dama e conselheira estadual da primeira infância, Isabel Fonteles.
“A entrega do Cetea é um marco no avanço das políticas públicas para pessoas com deficiência no estado, em especial para o público com TEA. A presença da brinquedocreche reforça nosso compromisso com a escuta, o cuidado e o estímulo ao desenvolvimento na primeira infância”, destacou Isabel Fonteles.
O centro conta com uma sala de estímulo multissensorial para auxiliar no desenvolvimento das pessoas com TEA.
Uma brinquedoteca instalada no espaço faz parte das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí e visa estimular o desenvolvimento na primeira infância.
O Cetea proporcionará acesso a tratamento especializado para pessoas com TEA, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras regiões.
O centro ajudará a reduzir a demanda reprimida por serviços especializados no estado e contribuirá para a inclusão e cidadania das pessoas com TEA, promovendo seus direitos e bem-estar.
O centro é um dos quatro no país com essa abrangência multidisciplinar e se tornará referência não só para as pessoas com TEA, mas também para as famílias que enfrentam os desafios diários desse transtorno.