Teresina - PI, Sábado, 02 de Agosto de 2025
Shadow

Beneficiários do CadÚnico têm até o final de junho para obter parabólica digital gratuita

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até as 20h do dia 30 de junho para solicitar, de forma gratuita, a instalação da nova parabólica digital. A substituição do equipamento é necessária porque o sinal das parabólicas analógicas será desativado até o fim deste ano, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A migração está sendo conduzida pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada para apoiar a população nesse processo. Desde o início do programa, mais de 4,9 milhões de famílias em todo o país já foram beneficiadas com a nova tecnologia.

O benefício é exclusivo para famílias que estão inscritas no CadÚnico e possuem uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. A instalação da nova parabólica digital é gratuita, assim como o agendamento e o atendimento técnico.

A nova tecnologia oferece uma série de vantagens em relação ao modelo analógico. Entre os principais benefícios estão a imagem em alta definição (Full HD), som mais nítido, sinal mais estável e redução de interferências. A nova parabólica também permite o acesso a uma grade ampliada de programação, com até 140 canais, incluindo conteúdos regionais e nacionais.

Como solicitar a parabólica digital gratuita

Para saber se tem direito à troca, o interessado deve seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site sigaantenado.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens de texto via WhatsApp.
  • Informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social). Quem participa de programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira da Pessoa Idosa poderá prosseguir com o cadastro.
  • Responder ao formulário e realizar o agendamento. O interessado será direcionado para um chat, onde poderá escolher a melhor data para a visita técnica.

A recomendação é que os beneficiários façam a solicitação o quanto antes, a fim de evitar contratempos próximos ao fim do prazo.

Segundo a Anatel, a desativação do sinal analógico tem como objetivo liberar a faixa de frequência utilizada atualmente pelas parabólicas tradicionais para a ampliação da rede 5G no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *