O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) retirou 10 cidades da relação de municípios que receberiam apoio de tropas federais no dia das eleições, marcado para 6 de outubro. A decisão foi unânime e ocorreu durante uma sessão judicial ordinária por videoconferência.
De acordo com o TRE-PI, 58 das 74 Zonas Eleitorais do estado, que abrangem 188 municípios, haviam solicitado o envio de tropas para reforçar a segurança durante o pleito. As solicitações foram aprovadas pelo tribunal em uma sessão realizada no final de julho e enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é o responsável pela decisão final.
O desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, relator do processo e vice-presidente do TRE-PI, justificou a retirada ao afirmar que, em cidades onde há candidatura única, o risco de conflitos eleitorais é menor. Segundo ele, dos 11 municípios do estado com chapa única, oito foram excluídos da lista de cidades que receberiam as tropas federais. São eles: Jacobina do Piauí, Barra D’Alcântara, Antônio Almeida, Bela Vista do Piauí, São José do Piauí, Floresta do Piauí, Santo Antônio dos Milagres e Riacho Frio.
Além desses municípios, Teresina e Nazária também foram retiradas da relação. O TRE-PI explicou que, no caso da capital, a cidade já conta com o reforço dos órgãos de segurança local, e, por isso, não há necessidade de tropas federais. “A prioridade são os municípios com menos suporte de policiamento”, declarou o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas durante a sessão.
O procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, acompanhou o relator, concordando com a exclusão das 10 cidades.
A decisão do TRE-PI será encaminhada ao TSE, onde a ministra Cármen Lúcia, presidente do tribunal, irá analisar o caso e definir a aprovação final para o envio das tropas.
O TRE-PI também informou que já se reuniu com as forças de segurança do estado para definir o planejamento do policiamento no dia das eleições. O Comitê de Segurança das Eleições (CSE) realizou nesta segunda-feira (9) um ciclo de palestras com a participação de policiais militares, civis e federais para alinhar as ações nos municípios piauienses durante o pleito.