Oito detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, zona Sul de Teresina (PI), foram diagnosticados com varicela, também conhecida como catapora. A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou que os presos estão em tratamento desde o dia 24 de junho.
Os casos da doença foram detectados no pavilhão F, que contém 173 pessoas privadas de liberdade. Por recomendação médica, o bloco foi isolado para evitar o possível contágio dos demais custodiados.
A Secretaria de Justiça, por meio de nota, garantiu que a situação “está sob controle e que quatro dos internos já estão assintomáticos, conforme o boletim médico”.
A catapora é causada por um vírus e se manifesta por lesões no corpo. O contágio acontece por meio de gotículas respiratórias no ar, por contato com pele ou por toque em uma superfície contaminada. Em casos graves, existe a possibilidade de complicações nos pulmões e no sistema nervoso central do paciente.
Confira nota na íntegra
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí esclarece que, desde o último dia 24/06/2024, quando detectado casos de catapora (varicela) no pavilhão F da Penitenciária Irmão Guido, que contém 173 pessoas privadas de liberdade, está com atendimentos de saúde direcionados para o tratamento dos 8 internos que, inicialmente, apresentaram sintomas da doença.
O pavilhão da unidade também, por recomendação médica, foi isolado para evitar o possível contágio dos demais custodiados.
A Sejus informa ainda que a situação está sob controle e que 4 dos internos já estão assintomáticos conforme o boletim médico. A equipe de saúde, composta por médico e enfermeiros, segue com o atendimento e monitoramento da situação na unidade penal.