Na tarde desta sexta-feira (05), a a prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, anunciou a suspensão do Concurso Público Edital nº 001/2023, que visava preencher vagas no quadro de servidores efetivos do município.
Segundo nota divulgada, a medida foi adotada em razão de possíveis irregularidades que chegaram ao conhecimento do ente público e que poderiam comprometer a idoneidade do certame.
Ainda segundo a nota, a prefeita ressaltou que a suspensão tem o único objetivo de possibilitar o atendimento do interesse público nos exatos termos do que define a legislação brasileira.
Recentemente, o Ministério Público solicitou a suspensão do Concurso Público, alegando diversas irregularidades que ocorreram durante todo o certame. Segundo o Promotor Avelar Marinho Fortes do Rêgo, vários candidatos relataram problemas como a realização da prova na posse de itens proibidos, falta de fiscalização adequada, falta de detectores de metal nos locais de aplicação, entre outras coisas.
O promotor solicitou a suspensão do certame, pois essas irregularidades podem ter comprometido a isonomia entre os candidatos e, consequentemente, a legitimidade e lisura do processo seletivo.
O concurso ofertou 219 vagas de provimento imediato, além de outras para cadastro reserva. Os cargos são de níveis superior, técnico, médio e fundamental, com salários que variam entre R$ 1.320,00 a R$ 8.000,00. O certame foi organizado pela empresa Gabriel Excelência e as provas foram aplicadas no dia 5 de março deste ano.