Com vitória no GP do Catar neste domingo, holandês reduziu metade da desvantagem que tinha no Mundial e busca tetracampeonato na F1 2025
Max vê título possível | Foto: Reprodução/X/Fórmula 1A diferença de 104 pontos que separava Max Verstappen da liderança da F1 2025 caiu para apenas 12 após sua vitória no GP do Catar. O resultado mantém o piloto da RBR vivo na briga pelo tetracampeonato no GP de Abu Dhabi. Agora, o discurso antes cauteloso ganhou tom de confiança.
“Sei que a diferença caiu bastante, mas é preciso ser realista. Vencer só com o nosso ritmo, talvez não. Mas hoje mostrou que tudo pode acontecer”, disse Verstappen.
Estratégia decisiva no Catar
Verstappen largou em 3º, ultrapassou Lando Norris ainda na largada e seguiu estratégia oposta às McLarens. Aproveitou um safety car na volta 7 para fazer um pit stop, e a segunda parada veio no 32º giro.
Norris e Oscar Piastri só foram aos boxes na volta 25, respeitando o limite de 25 voltas por pneu imposto por segurança. Eles anteciparam a segunda parada (voltas 43 a 45), mas retornaram atrás do piloto da RBR e não conseguiram alcançá-lo.
McLaren admite erro estratégico
Após a corrida, a McLaren reconheceu o erro de estratégia por não parar antes. O prejuízo foi grande:
- Piastri terminou em 2º e caiu para 3º no campeonato.
- Norris, em 4º, viu Verstappen reduzir a diferença para 12 pontos.
Agora, restam 25 pontos em disputa no GP de Abu Dhabi.
Cenário para o título no GP de Abu Dhabi
Apesar do otimismo, Verstappen só tem chance de título se Norris ficar fora do pódio. Se o inglês terminar abaixo do 3º lugar, uma vitória de Verstappen o tornaria pentacampeão, com ao menos 1 ponto de vantagem. Ainda assim, caso Norris fique fora do top 3, Verstappen não pode terminar abaixo do 4º lugar.
