Teresina - PI, Segunda Feira, 27 de Outubro de 2025
Shadow

Anemia falciforme: veja os 5 nutrientes que combatem a doença

Para o tratamento da condição, além de terapias médicas, a nutrição tem um papel relevante no suporte à saúde dos pacientes

 

Vitamina C  | ReproduçãoVitamina C | Foto: Reprodução

A doença falciforme é caracterizada por desordens hereditárias nas quais há produção de hemoglobina anormal (hemoglobina S), que provoca distorção dos glóbulos vermelhos em formato de foice ou crescente, dificultando o fluxo sanguíneo e reduzindo a capacidade de transporte de oxigênio. Para o tratamento da condição, além de terapias médicas, a nutrição tem um papel relevante no suporte à saúde dos pacientes, sobretudo no manejo da anemia, um dos principais desafios desse quadro.

No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, estima-se haver entre 60 a 100 mil pessoas vivendo com algum tipo da doença falciforme. Apesar de ser considerada uma doença rara, no país a incidência é significativa — cerca de 3,75 novos casos a cada 10 mil nascidos vivos.

5 NUTRIENTES QUE NÃO PODEM FALTAR NA ALIMENTAÇÃO

  1.  Folato (vitamina B9): A produção de novos glóbulos vermelhos exige síntese de DNA e divisão celular, o folato é fundamental nesse processo. Em pessoas com doença falciforme a demanda pode ser aumentada pela hemólise contínua. Alimentos ricos em folato são verduras de folha verde-escura, como espinafre, couve e brócolis; leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico; além de abacate, aspargo, laranja e outras frutas cítricas.
  2. Proteína de boa qualidade e energia adequada: Para manter a produção de células sanguíneas e tecidos, o corpo precisa de proteína suficiente; pacientes com doença falciforme podem ter maior gasto energético. Alimentos aliados são carnes magras como frango e peixe; ovos; laticínios; leguminosas e oleaginosas, como nozes, e sementes.
  3.  Vitamina C e alimentos antioxidantes: A vitamina C auxilia a absorção de ferro quando necessário e ajuda a reduzir o estresse oxidativo, que é maior em pessoas com doença falciforme devido à hemólise. Alimentos aliados são frutas cítricas como laranja e morango, pimentão, brócolis, tomate, kiwi; além disso, comidas ricas em antioxidantes, como bagas, cerejas e folhas verdes.
  4.  Vitamina D, cálcio e nutrientes para ossos e imunidade: Pacientes com doença falciforme têm risco aumentado de problemas ósseos, crescimento deficiente e deficiência de vitamina D. Alimentos aliados são peixes gordos como salmão e sardinha; ovos; lácteos fortificados; cogumelos expostos ao sol e vegetais verde‑escuros.
  5.  Hidratação e alimentos com baixo risco de exacerbação da hemólise: A desidratação favorece que as células falciformes “se juntem” ou fiquem mais rígidas, agravando crises vaso‑oclusivas. Alimentos e bebidas aliados são água, chás suaves, sucos naturais diluídos, evitar o excesso de cafeína e bebidas que favoreçam a desidratação. Além disso, vale incluir na rotina frutas com boa quantidade de água.

 

Fonte: Portal MeioNews.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.meionews.com/bem-estar/anemia-falciforme-veja-os-5-nutrientes-que-combatem-a-doenca-545099

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *