Teresina - PI, Segunda Feira, 27 de Outubro de 2025
Shadow

Sesapi inicia curso de especialização em Preceptoria para fortalecer a educação profissional em Saúde

Nesta primeira etapa, participam 128 profissionais de saúde, distribuídos em cinco turmas — duas em Teresina, e uma em cada município de Picos, Parnaíba e Floriano.

 

Com o objetivo de fortalecer a formação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), o Curso de Especialização em Preceptoria para a Educação Profissional em Saúde, com ênfase em Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde, começou nesta segunda-feira (20).

A iniciativa é promovida pela Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS).

Nesta primeira etapa, participam 128 profissionais de saúde, distribuídos em cinco turmas — duas em Teresina, e uma em cada município de Picos, Parnaíba e Floriano — acompanhadas por 19 docentes selecionados e qualificados pela Fiocruz.

O curso tem como propósito qualificar preceptores-docentes para o SUS, integrando educação, trabalho e cuidado, de modo a fortalecer os processos formativos nas redes de atenção. A especialização também contribuirá para a preparação de preceptores do Programa Mais Saúde com Agente, voltado à formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Com carga horária de 360 horas e duração de oito meses, o curso será ofertado em formato híbrido, combinando encontros presenciais nos polos e atividades on-line para discussão de casos, orientação acadêmica e trilhas de aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conasems.

“Com essa qualificação, ajudamos a reduzir as desigualdades regionais entre os polos de saúde do nosso estado. Assim, a população se beneficiará com um atendimento de melhor qualidade nas diversas regiões do Piauí”, destaca Miriam Parente, diretora da Escola de Saúde Pública.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *