
O governador destacou o ineditismo da iniciativa no Brasil e a considerou uma “revolução tecnológica” protagonizada pelo Piauí. “Essa IA foi treinada em conjunto de dados, feita por pesquisadores piauienses. A primeira aplicação prática é o BO Fácil, para a pessoa fazer uma ligação de emergência, uma denúncia, um boletim de ocorrência. É realmente um passo muito grande“, afirmou Fonteles, ressaltando a confiança da população na plataforma.
Para utilizar o BO Fácil, o cidadão entra em contato pelo WhatsApp, através do número 0800 086 0190, enviando mensagens de texto ou áudio. O sistema de inteligência artificial coleta as informações necessárias, como descrição do fato, local, data, envolvidos e objetos relacionados, e gera automaticamente o protocolo do boletim de ocorrência em formato PDF, que é enviado de volta pelo aplicativo. Em casos de denúncias, o sigilo do denunciante é garantido.
Além do registro de ocorrências, a plataforma oferece outras duas modalidades de atendimento: o atendimento 190, que estabelece um canal direto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e possibilita o envio de localização via WhatsApp para agilizar o socorro, e a denúncia anônima, permitindo que informações sejam repassadas de forma sigilosa, sem a necessidade de identificação do cidadão.