Teresina - PI, Sexta Feira, 01 de Agosto de 2025
Shadow

Semarh resgata 12 animais silvestres durante operação no sul do Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, nesta semana, mais uma ação de resgate de animais silvestres no estado. A operação aconteceu no município de Picos, no sul do Piauí, e resultou na apreensão de 12 animais. A ação contou com apoio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (Dcbio), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de forças de segurança.

Entre os animais resgatados estão quatro canários-da-terra (Sicalis flaveola), quatro periquitos-da-caatinga (Eupsittula cactorum), um sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), um azulão (Cyanorama cautela), uma coruja-suindara (Tyto furcata) e um marreco-irerê (Dendrocygna viduata).

Semarh resgata 12 animais silvestres durante operação no sul do Piauí

Inicialmente, os animais foram acolhidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Picos. Em seguida, foram transportados para Teresina por uma equipe da Gerência de Fauna da Dcbio. Na capital, os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passam por avaliação veterinária.

“Após serem avaliados pelos médicos-veterinários, os animais passarão por triagem e receberão o manejo adequado. Quando estiverem reabilitados e aptos, serão devolvidos ao seu habitat natural”, informou Ruth Lima, diretora da Dcbio.

Semarh resgata 12 animais silvestres durante operação no sul do Piauí

Além da reabilitação, as operações também têm caráter educativo. Segundo a Semarh, as ações buscam conscientizar a população sobre os riscos da captura e do comércio ilegal de animais silvestres, além de reforçar a importância da preservação da fauna piauiense.

A parceria entre órgãos ambientais e as forças de segurança tem se intensificado nos últimos anos, com operações sendo realizadas em diversas regiões do estado. De acordo com a Semarh, novas ações estão previstas para os próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *