O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, noticiou que terá restituição em massa de veículos no Piauí. A primeira ação está prevista para o mês de dezembro.
“A restituição de celulares vem dando certo e nessa nova política de enfrentamento ao furto e roubo de veículos também queremos fazer restituições mensais, provavelmente, a primeira será em dezembro. Vai ser uma ação integrada com todas as forças que participam dessa política pública”, disse Zanatta.
A restituição deve ocorrer de forma semelhante à operação Interditados que, até o momento, já recuperou mais de 9 mil celulares e devolveu aos verdadeiros donos. A política pública, inclusive, é referência nacional e serve de modelo para outros estados.
As motos que serão restituídas foram recuperadas na operação Rastreados. Ontem quinta-feira (07) foi deflagrada a 7ª fase da ação policial, na cidade de Esperantina, onde 16 lojas de revendas de moto e oficinas foram alvos de fiscalização e diversas motos apreendidas.
Durante a operação, as equipes fizeram uma análise minuciosa para conferir se nos veículos havia adulteração nos elementos identificadores, ausência de placas ou a presença de placas de outros estados, indicativos de procedência duvidosa. A investigação apontou que as motos roubadas ou furtadas eram vendidas com valor até 30% menor do preço de mercado e eram usadas para circular na zona Rural devido à menor fiscalização.
“Cumprimos oito mandados de busca e apreensão em estabelecimentos diferentes e mais oito fiscalizações administrativas. As equipes continuam em campo, mas é uma operação eficaz. Nas cidades onde houve a ação, tivemos uma redução de 75% do número e furto de veículos”, destaca o superintendente da SOI.