Na noite do último domingo (27/10), o município de Domingos Mourão, no Norte do Piauí, registrou um tremor de terra de 2,1 graus na escala Richter. O evento sísmico, de baixa intensidade, foi detectado pela estação de monitoramento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), situada em Pedro II.
De acordo com o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, o tremor foi leve o suficiente para passar quase despercebido pela população local. “Na verdade, uma das estações instaladas em território piauiense reportou um tremor de terra de 2,1 graus, ou seja, um tremor de baixa magnitude. Provavelmente a população não sentiu esse tremor, mas ele foi registrado pela estação de Pedro II”, esclareceu Costa.
Os tremores de terra, também conhecidos como sismos, ocorrem devido ao movimento das placas tectônicas que compõem a superfície da Terra. Quando essas placas se deslocam, elas liberam energia que se propaga em ondas, causando a vibração do solo. Embora o Piauí não seja uma região propensa a grandes terremotos, eventos como o registrado em Domingos Mourão são mais comuns do que se imagina. Werton Costa destaca que, devido à localização do Brasil na placa sul-americana, o país está em uma área relativamente protegida contra tremores de alta magnitude, mas ainda assim ocorrem pequenos tremores que necessitam de monitoramento para análises, principalmente na engenharia.
Este tremor é o segundo registrado na região em pouco mais de um ano. Em maio de 2023, um fenômeno semelhante foi detectado no município de Júlio Borges, também sem causar preocupação entre os moradores. A Defesa Civil do Piauí mantém uma rede de monitoramento para rastrear e analisar esses eventos, garantindo maior segurança e informação à população sobre a ocorrência de sismos na região.