O Piauí deve registrar temporais localizadas no final de setembro e início de outubro, conforme prevê o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do estado. Segundo ele, a causa das precipitações será a passagem de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um fenômeno atmosférico que pode trazer episódios de temporais rápidos, mas acompanhados de ventos fortes e raios.
“Essas chuvas costumam ser rápidas e com pouco volume, mas com boas rajadas de vento”, explica Costa. Ele destaca que, embora os VCANs tragam as primeiras chuvas do ano, eles também podem impactar a distribuição das precipitações nos meses seguintes, já que atuam como redistribuidores de umidade.
Os VCANs, que são comuns na primavera e no verão, formam-se na alta troposfera e são caracterizados por ventos que giram no sentido horário nas camadas superiores da atmosfera. Eles podem durar cerca de 10 dias e geralmente se deslocam do Atlântico em direção ao noroeste.
“Todos os anos nós temos esse fenômeno. Só que ao mesmo tempo que eles trazem boas notícias, eles também podem atrapalhar também a distribuição de chuvas. Eles não se movimentam em linha reta, mas se movimentam de modo circular. Não esperamos garoas, mas sim temporais com possibilidade de vento”, explica.
A Defesa Civil do Piauí seguirá monitorando a situação para fornecer informações atualizadas sobre o fenômeno.