A Polícia Militar realizou uma operação que resultou na apreensão de 20 animais silvestres em uma propriedade na localidade Lagoa do Sal, situada no município de Dom Inocêncio, a cerca de 600 km de Teresina, nessa sexta-feira (08/12).
Segundo o comandante da Polícia Ambiental de São Raimundo Nonato, Capitão Odair, a guarnição chegou à residência em resposta a uma denúncia e flagrou o suspeito, identificado pelas iniciais I. S. R., pendurando as espécies de caça na cerca da propriedade. Ao notar a presença dos policiais, o indivíduo empreendeu fuga, sendo posteriormente capturado com a ajuda de familiares.
No local, foram encontrados 14 tatus, sete tamanduás-mirins e três gambás, armazenados em freezers, geladeira e na cerca da casa. Além dos animais, a polícia apreendeu uma espingarda bate-bucha, dois facões, uma pá e três cães farejadores.
A caça de animais silvestres constitui crime ambiental, sujeito a penalidades que podem incluir prisão de um a três anos. No entanto, devido ao seu caráter de menor potencial ofensivo, geralmente é lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Recentemente, a Polícia Ambiental também autuou dois indivíduos nas proximidades do Parque Nacional Serra da Capivara, flagrados com três tatus, dois vivos e um abatido, além de equipamentos de caça e dois cães, resultando no registro de TCO.
Informações: 180graus