Iniciativa é destinada a cerca de 15 milhões de famílias de baixa renda de todo o Brasil
Gás do Povo é aprovado pelo presidente Lula | Foto: Marcelo Casa Grande- Agência BrasilO Programa Gás do Povo foi sancionado pelo presidente Lula nessa sexta-feira (13). O texto já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional.
Agora, famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único passam a ter direito à recarga do botijão de gás de cozinha de 13 Kg desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.
A Presidência da República informou que o programa busca enfrentar a pobreza energética de famílias de baixa renda, sobretudo a dificuldade de acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.
O programa deve começar a funcionar ainda em março com impacto significativo para cerca de 15 milhões de famílias.
ENTENDA COMO FUNCIONA
Para se candidatar ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. Também é preciso que o CPF do responsável familiar esteja regular e que o cadastro não apresente pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.
Para verificar se possuem acesso ao benefício, as famílias devem entrar no aplicativo Gás do Povo se estão elegíveis. É através da plataforma que os cidadãos podem encontrar revendas credenciadas, além de telefones e endereços de pontos credenciados.
