Proposta prevê redução da jornada de 44 para 36 horas semanais e enfrenta resistência de setores empresariais
Deputada Erika Hilton | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos DeputadosA deputada Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que a expectativa é de que o Congresso Nacional aprove o fim da escala 6×1 até o primeiro semestre deste ano. A parlamentar também disse que não irá aceitar que a oposição descaracterize a proposta.
“Eu acho que a perspectiva é de que essa matéria vai ser aprovada ainda no primeiro semestre. Vai ser muito difícil que deputados e senadores queiram deixar ali a sua digital contrária a um avanço tão significativo ao povo brasileiro e à classe trabalhadora”, disse a deputada em entrevista ao UOL.
De acordo com ela, os contrários à proposta não terão outra escolha a não ser aceitar o avanço da PEC por dois motivos: a ampla aceitação da população pelo dispositivo, o que poderia gerar descontentamento público, e as eleições que se aproximam.
Além disso, Hilton comentou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou interesse de que a proposta vá a votação no plenário e que a Comissão de Constituição e Justiça deve priorizar o tema após o Carnaval.
PEC DA 6×1
A discussão em torno da aprovação da PEC da escala 6×1 já se estende desde o ano passado, ocasionado rachas em parlamentares a favor e o lobby empresarial contra a medida.
A proposta de emenda constitucional tem como foco a redução de forma progressiva, a jornada semanal de 44 para 36 horas e estabelece o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso).
