O COI afirmou que o competidor descumpriu as diretrizes sobre expressão de atletas ao insistir no uso do “capacete memorial”
Vladyslav Heraskevych usa capacete com atletas ucranianos mortos na guerra durante treino nas Olimpíadas | Foto: REUTERS/Athit PerawongmethaUm atleta ucraniano foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 após usar um capacete com imagens de esportistas mortos na guerra contra a Rússia nesta quinta-feira (12). Vladislav Heraskevych pretendia competir com o objeto, mas foi barrado pela organização da competição.
A informação foi confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Em um comunicado, a entidade internacional afirmou que o atleta “não poderá participar” nos Jogos Olímpicos de Inverno “após se recusar a cumprir as diretrizes do COI sobre a expressão dos atletas”.
O atleta se pronunciou através das redes sociais afirmando que “este é o preço da nossa dignidade”. O ucraniano havia utilizado o capacete nos jogos na segunda e na quarta-feira usando um “capacete memorial”, como chamou sua equipe.
O comitê desclassificou o atleta com base no regulamento que proíbe equipamentos fora do padrão aprovado. Anteriormente, a organização havia recomendado que Heraskevych usasse uma braçadeira preta no lugar do capacete com imagens. No entanto, o ucraniano permaneceu com seu posicionamento, o que levou a sua saída do torneio.
