Teresina - PI, Sexta Feira, 06 de Fevereiro de 2026
Shadow

Pilates melhora composição corporal e ajuda no emagrecimento

Uma das dúvidas mais comuns de pessoas que pretendem praticar Pilates é se o método ajuda na perda de peso.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, Saúde Postural e Dores Crônicas, o Pilates pode sim ajudar no processo de emagrecimento, mas como um coadjuvante. Ou seja, juntamente com o controle da alimentação, exercícios aeróbicos e mudanças no estilo de vida.
“Ao longo dos anos, alguns estudos avaliaram se o Pilates pode contribuir para a perda de peso. Embora o método não seja um exercício aeróbico clássico, como ciclismo, corrida ou ginástica, o Pilates promove um gasto calórico moderado e consistente”, comenta Walkíria.
Um desses estudos demonstrou que após 12 semanas de prática regular de Pilates, as mulheres que praticaram o método apresentaram:
redução do percentual de gordura corporal;
diminuição do índice de massa corporal (IMC);
melhora da composição corporal;
redução da circunferência abdominal;
“Para além desses efeitos, o aumento da massa muscular magra, estimulado pelos exercícios do Pilates, contribui para acelerar o metabolismo basal, ou seja, o corpo passa a gastar mais energia mesmo em repouso. Isso é fundamental para a perda ou até mesmo para o controle do peso”, afirma Walkíria.
Pilates emagrece ou apenas “modela” o corpo?
“Um dos benefícios mais importantes do Pilates é a recomposição corporal. Em outras palavras, quando ganhamos massa muscular e perdemos gordura, nosso corpo muda. Na prática, temos uma silhueta com mais definição, um abdômen mais firme e uma melhora importante na postura. Dessa maneira, o corpo muda, mesmo que na balança a perda de peso não seja tão expressiva”, explica Walkíria.

Contra a gravidade

Um diferencial importante do Pilates é a presença de exercícios realizados contra a gravidade. Os movimentos que demandam a sustentação do peso do próprio corpo, a manutenção de posições em pranchas ou apoios, elevação dos membros contra a força gravitacional e o controle do retorno dos movimentos com resistência das molas exigem um recrutamento muscular enorme. Adicionalmente, esse recrutamento é ainda maior, pois demanda os músculos profundos do abdômen, glúteos e membros.
“Esse tipo de estímulo aumenta o gasto energético durante a aula, bem como favorece o fortalecimento muscular, melhora o controle motor e a estabilidade. Também contribui para maior consumo calórico pós-exercício. Por fim, quanto maior for a ativação muscular, maior será o custo metabólico do movimento, algo crucial para emagrecer”, ressalta Walkíria.

Benefícios indiretos do Pilates que ajudam na perda de peso

Como vimos, isoladamente o Pilates não leva à perda de peso. Contudo, a prática regular do método é um aliado importante no processo. Outro aspecto importante quando falamos em emagrecimento são os benefícios indiretos do Pilates.
“Muitos estudos já comprovaram que o Pilates ajuda na redução do estresse, sintomas ansiosos e depressivos. Nesse sentido, sabemos que o estresse eleva os níveis do cortisol, que por sua vez aumenta a fome e ativa outros mecanismos que afetam o peso. Temos ainda a melhora da qualidade do sono, outro fator importante na perda de peso”, diz Walkíria.

Pilates pode ser o primeiro passo

“Um dos pontos que eu gostaria de destacar é que embora o objetivo principal do Pilates não seja a perda de peso, o método pode ser o primeiro passo para um estilo de vida saudável. Isso é especialmente importante quando pensamos em idosos, pessoas com doenças musculoesqueléticas ou àquelas que possuem dificuldades para praticar atividades mais intensas. O Pilates pode ser adaptado de acordo com as necessidades e restrições de cada paciente”, reforça a especialista.
“Quando praticado com regularidade e orientação adequada, o Pilates é grande aliado no processo de emagrecimento e na mudança da composição corporal, com resultados consistentes e duradouros”, finaliza Walkíria.
Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/450218/pilates-melhora-composicao-corporal-e-ajuda-no-emagrecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *