Valor liberado será repassado para trabalhadores que perderam o emprego entre janeiro de 2020 e dezembro de 2025
Saque-aniversário do FGTS liberado pelo Governo Federal | Foto: Agência BrasilO Governo Federal já autorizou a liberação de R$4,6 bilhões para o repasse da segunda parcela de trabalhadores que escolheram o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O benefício deverá ser pago até a próxima quinta-feira (12). Os beneficiários são trabalhadores que foram demitidos entre janeiro de 2020 e 20 de dezembro de 2025 e ficaram com os recursos retidos.
O Ministério do Trabalho e Emprego já informou que cerca de 822,6 mil pessoas irão receber os repasses nesta segunda fase do processo. Na etapa anterior, no total 14 milhões de pessoas receberam o pagamento dos R$3,8 bilhões liberados.
COMO RECEBER?
Os valores serão creditados automaticamente nas contas bancárias previamente cadastradas no aplicativo FGTS.
Em caso do beneficiário não ter informado um número de conta para o depósito, o saque deve ser feito em meio dos terminais de autoatendimento da Caixa, em casas lotéricas ou nas unidades do CAIXA Aqui.
BENEFÍCIO RETIDO
O ministro Luiz Marinho afirmou que o FGTS é um mecanismo para apoiar trabalhadores em situação de desemprego. No entanto, na prática a população é impedida de ter acesso ao benefício em momentos oportunos.
“O saque-aniversário tem essa crueldade com o trabalhador e com a trabalhadora, que adere à modalidade e fica impedido de acessar o saldo quando perde o emprego. A Poupança individual é criada para amparar o trabalhador e a trabalhadora nos momentos de desemprego, mas, na prática, ele não consegue acessá-la justamente quando mais precisa”, disse o ministro.
