Teresina - PI, Terça Feira, 03 de Fevereiro de 2026
Shadow

Teresina registrou mais de 1 milhão de atendimentos na saúde em 2025, aponta FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quinta-feira (22) o balanço das ações realizadas em 2025, apontando avanços expressivos na rede pública de Teresina. Ao todo, foram 1.311.314 atendimentos na Atenção Básica, um aumento de 18% em relação a 2024. As UPAs registraram 422.558 atendimentos, os hospitais 499.469 e o HUT 53.031.

Segundo a FMS, o ano também foi marcado pela convocação de 1.305 concursados, a maior da história da FMS. Foram abertos 90 processos licitatórios, mantidos outros 64 em andamento, e aprovados projetos estratégicos pelo novo PAC do Ministério da Saúde, como a construção da UBS Flamboyant, um CAPS III e a renovação da frota do SAMU.

Atenção Básica: vacinação, telemedicina e infraestrutura

De acordo com o balanço, foram reabertas 11 salas de vacina, instaladas 13 câmaras frias na zona rural e retomados 40 consultórios odontológicos. A rede passou a contar com telelaudos em 77 unidades e o programa TeleNordeste, ampliando o acesso a especialistas por teleconsulta. Farmácias das UBS receberam QR Codes para consulta de medicamentos.

Uma nova equipe do Consultório na Rua ampliou atendimentos a pessoas em situação de rua. A cobertura vacinal alcançou taxas entre 79% e 92%, e reparos estruturais foram realizados em várias UBS da cidade.

Foto: Ascom/ FMS Teresina

Saúde mental e hospitalar

Os CAPS retomaram grupos terapêuticos, ampliaram vagas e passaram a atender mulheres vítimas de violência.

“No setor hospitalar, o HUT retomou obras para novos leitos de UTI e recebeu habilitação em cuidados paliativos. O Hospital do Dirceu reabriu o centro cirúrgico e ampliou exames de tomografia de 30 para 500 mensais. A UPA Renascença triplicou a capacidade no setor de ortopedia”, pontou a secretaria.

Hospitais municipais receberam novos equipamentos, e o Centro de Saúde Lineu Araújo ampliou serviços de fisioterapia neurofuncional, fonoaudiologia infantil e atendimento com neuropediatra. O SAMU foi certificado na excelência de atendimento a AVC e retomou o projeto Samuzinho.

Consultas especializadas e aquisições estratégicas

A FMS aderiu ao programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), garantindo consultas em até 30 a 60 dias em cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oncologia e oftalmologia.

Segundo a diretora de Compras Públicas, Izaura Bomfim, foram realizadas aquisições emergenciais para garantir o abastecimento de insumos e medicamentos, mesmo diante de atrasos de fornecedores.

“A equipe enfrentou desafios como a desistência de empresas e atrasos na entrega por parte de fornecedores, o que gerou impactos pontuais. Ainda assim a FMS abriu 170 processos licitatórios/contratação direta, sendo finalizados 90 processos em 2025 e manteve outros 80 processos em andamento, número que evidencia o grande volume de demandas e o esforço contínuo da instituição para assegurar o fornecimento de insumos e a continuidade dos serviços”, destacou.

Para a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, os avanços são significativos, mas ainda há desafios a superar. “Com a gestão do prefeito Sílvio Mendes, novas ações já estão programadas, e nossa equipe seguirá empenhada para ampliar os resultados”, afirmou.

 

Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/449453/teresina-registrou-mais-de-1-milhao-de-atendimentos-na-saude-em-2025-aponta-fms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *