Teresina - PI, Quarta Feira, 04 de Fevereiro de 2026
Shadow

Cláudio Mortari, ex-técnico da seleção brasileira de basquete, morre aos 77 anos

O treinador de basquete Cláudio Mortari, que comandou a seleção brasileira masculina nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, morreu nesta quinta-feira (25), em São Paulo, aos 77 anos. A informação foi divulgada pela família no Instagram do treinador. A causa da morte não foi revelada.

“Mortari foi um grande ídolo da nossa história. Um técnico de incrível qualidade tática, campeão. Mas, como pessoa, ainda melhor. Um gentleman, um professor. De uma educação e amizade incríveis. O mundo perde demais sem o Cláudio Mortari. O basquete perde um personagem e ídolo e nós perdemos um amigo. Um beijo na família, nos filhos. Vai-se o homem, fica a lenda. Descanse em paz e o risco por tudo que fez por aqui”, comentou Marcelo Sousa, presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Nascido na capital paulista em 1948, Mortari atuou como jogador de basquete por um curto período e, aos 25 anos, começou a carreira como técnico. Ao longo de cinco décadas, comandou equipes como Palmeiras, Sírio, Corinthians, Flamengo e Pinheiros.

Em 1979, obteve sua conquista mais importante, o Mundial Interclubes, com o Sírio, de São Paulo. Mortari também foi cinco vezes campeão brasileiro e oito vezes campeão paulista.

Com a seleção, Mortari alcançou a quinta colocação nas Olimpíadas de Moscou.

O ex-técnico é pai de Bruno Mortari, treinador do time de basquete do São Paulo de 2021 a 2024.

A Confederação Brasileira de Basketball lamenta profundamente a perda de Cláudio Mortari e se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade do basquete neste momento de dor.

 

Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/447957/claudio-mortari-ex-tecnico-da-selecao-brasileira-de-basquete-morre-aos-77-anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *