Apesar com a instalação de três Comissões Parlamentares de Inquérito ao longo de 2025, vereadores de Teresina fizeram uma avaliação positiva do ano legislativo e da gestão municipal. As CPIs do déficit financeiro, da limpeza pública e da Águas de Teresina marcaram o período, com duas delas concluídas com relatórios encaminhados aos órgãos de controle.
O vereador Bruno Vilarinho (PRD), afirmou que o trabalho das CPIs foi conduzido de forma institucional e destacou que os encaminhamentos já foram feitos para as instâncias responsáveis. Ele também apontou avanços em áreas como limpeza urbana e saúde.
“Esse ano nós tivemos três CPIs nessa casa, a do déficit financeiro, a da limpeza pública e a da água. As CPIs do déficit e do lixo tiveram relatórios, com oitivas e discussões, e tudo foi encaminhado aos órgãos de controle para que tomem seus posicionamentos”, avaliou.
Sobre a limpeza pública, o parlamentar citou a expectativa pela licitação do serviço e lembrou que a prefeitura trabalha para reorganizar o setor. Ele também mencionou ações recentes na saúde, com destaque para a zona Sudeste.
“A gente teve a inauguração do centro cirúrgico do Hospital do Dirceu, o que é muito positivo para aquela população. Isso deve ajudar a reduzir filas de cirurgias e trazer resultados concretos para a saúde pública da cidade”, acrescentou.
Já o vereador Pedro Alcântara (PP) avaliou que 2025 foi marcado pelo ajuste das contas públicas, permitindo uma perspectiva mais favorável para o próximo ano. Segundo ele, o município encerra o período com maior equilíbrio fiscal.
“Esse ano conseguiu equilibrar as contas e termina 2025 respirando, já entrando no azul. A projeção para 2026 é boa, e isso permite ao prefeito executar obras que não puderam ser feitas antes por causa do ajuste financeiro”, afirmou.
Limpeza
O parlamentar também citou avanços e expectativas em setores como limpeza urbana e transporte coletivo, indicando que parte dos problemas deve ser solucionada ao longo de 2026.
“Na limpeza eu considero o caso praticamente resolvido. No transporte coletivo, com o convênio e a chegada de novos ônibus, dá para resolver. Vejo que até meados de 2026 a cidade estará com essas questões encaminhadas”, concluiu.
Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/447442/apos-tres-cpis-e-polemicas-vereadores-avaliam-o-ano-legislativo-na-capital
