A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza neste sábado (13), o Mutirão Nacional de Atendimento, uma das principais ações do Dezembro Laranja 2025, campanha voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Em Teresina, o atendimento gratuito será oferecido no Hospital Universitário (HU), a partir das 9h.
A iniciativa tem como objetivo avaliar exclusivamente lesões suspeitas de câncer de pele e orientar a população sobre cuidados essenciais de prevenção. Serão distribuídas 200 senhas, por ordem de chegada, para pessoas interessadas em realizar a triagem gratuita.
“O atendimento neste sábado vai ser em todo o Brasil e aqui em Teresina será no Hospital Universitário, a partir das 9h da manhã. Vai ser uma campanha de 9h até às 15h. Será por ordem de chegada e serão disponibilizadas 200 senhas para os pacientes. Vai ser de graça, não vai ter nenhum custo, e lá vai ter dezenas de dermatologistas de Teresina e até de outras cidades que vêm ajudar para dar atenção e atendimento para todo mundo que está com algum sinal, alguma pinta, alguma ferida que está em dúvida se é um câncer de pele ou não”, afirma o dermatologista Thales Bastos.
O especialista reforça que o atendimento vai além do diagnóstico inicial.
“A campanha não é só para o diagnóstico e a prevenção. Quando for visto que é uma lesão suspeita, lá já vai fazer a biópsia dos casos e fazer o encaminhamento para a cirurgia. Então, não vai ser uma campanha de diagnosticar ali e depois o paciente correr atrás. Não, ele já vai ficar lá no sistema para ser acompanhado e resolver o caso dele”, explica.
A edição 2025 do Dezembro Laranja destaca a importância do autocuidado, do cuidado com o outro e da realização de consultas anuais com dermatologista. Embora a prevenção deva ocorrer o ano inteiro, o alerta é reforçado no verão, quando a exposição solar aumenta.
Dados do INCA mostram a gravidade do cenário: a estimativa para o triênio 2023–2025 aponta cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele por ano no Brasil. Levantamento da SBD feito em 2024 revela que 62,5% das pessoas atendidas se expunham ao sol sem proteção, e apenas 31,6% usavam protetor regularmente. Entre os diagnósticos, 14,8% foram de carcinoma basocelular, 11,5% de pré-neoplasias, 4,7% de carcinoma epidermoide e 2,3% de melanoma maligno.
Como participar
Qualquer pessoa pode comparecer aos postos de atendimento, especialmente quem possui fatores de risco para o câncer de pele, como histórico familiar, múltiplas pintas, sardas ou queimaduras solares severas. Basta apresentar um documento de identidade.
Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/447079/teresina-tera-mutirao-gratuito-para-prevencao-do-cancer-de-pele-neste-sabado
