Unidade é a 10ª entregue no estado e amplia acesso a exames gratuitos para a população da região.
O governador Rafael Fonteles inaugurou, neste sábado (6), a nova Central de Diagnóstico de Castelo do Piauí. A unidade, instalada no bairro Cohab, tem capacidade para realizar até 7 mil exames por mês e representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde para a população do município e de cidades vizinhas.
A central é a 10ª entregue no estado dentro do Programa de Regionalização da Saúde, coordenado pela Secretaria da Saúde (Sesapi). Segundo o governador, outras seis unidades estão em fase final de implantação, o que elevará para 16 o total de centrais em funcionamento no Piauí.

O espaço está equipado para oferecer exames de mamografia, tomografia, raios X, ultrassonografia, endoscopia e serviços laboratoriais, todos com agendamento e atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a inauguração, o governador destacou a importância da obra para a população e o impacto direto na qualidade do atendimento. “É uma obra histórica, talvez a principal entrega dos últimos tempos aqui para Castelo, porque serão 7 mil exames por mês, tirando do sofrimento muita gente que enfrenta a demora e os custos de deslocamento e dos exames”, afirmou o gestor.

O prefeito de Castelo do Piauí, Júnior Abreu, também destacou a importância da nova estrutura para a saúde regional. “Aqui não sou eu que estou recebendo as obras, é toda essa região. A gente tem o privilégio de entregar à população essa Central de Diagnóstico, que vai trazer mais dignidade, mais qualidade de vida e mais saúde, não só para Castelo do Piauí, mas para toda a região. A cidade está se transformando em um verdadeiro centro de saúde para toda essa região”, declarou o gestor.

Fonte: Portal pi.Gov
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.pi.gov.br/central-de-diagnostico-e-inaugurada-em-castelo-do-piaui-com-capacidade-para-7-mil-exames-por-mes/
