O quarto episódio da série Corre, Gabi, que mostra o processo de preparação da influenciadora e empresária Gabi Pinho para completar os 10 km da prova Seu Roque Run, marcada para 13 de dezembro, em Teresina, teve como foco a nutrição voltada para o desempenho esportivo.
Gabi convidou o nutricionista Rodrigo Uchoa, profissional que a acompanha há seis anos, para falar sobre ajustes alimentares necessários durante diferentes fases da vida e, agora, na preparação para a corrida.
“Para esse papo eu convidei o nutricionista Rodrigo Uchoa, que já me acompanha há seis anos. Já passamos pela fase de ganho de massa magra, de perda de gordura, de preparação para engravidar, de gestação, de pós-parto e agora estamos na fase dessa corrida pelos 10 km”, contou a influenciadora.
Durante a conversa, Rodrigo destacou que a alimentação deve ser personalizada e adaptada ao momento vivido por cada pessoa.
“A dieta não tem receita de bolo. A gente tem que respeitar tanto a individualidade de cada pessoa, como também as diferentes fases que a gente tem a depender do momento da vida. Às vezes a gente quer performar melhor, perder peso, às vezes está grávida, está no pós-parto. Então, diferentes fases, diferentes estratégias de dietas a serem adaptadas”, explicou.
Ele também reforçou que iniciantes na corrida precisam ter atenção ao equilíbrio energético e ao consumo adequado de macronutrientes.
“Se a pessoa está começando a praticar corrida, assim como qualquer outro esporte, a gente tem que se preocupar com o balanço energético total, com a quantidade de calorias que vão ser ingeridas por dia. A depender de cada fase e objetivo, é preciso adequar os carboidratos ao longo do dia, principalmente visando preparar para o momento do treino, e adequar a quantidade de proteína, como também o fracionamento dessa ingestão ao longo do dia. É muito importante que a gente esteja 100% recuperado no próximo treino para conseguir performance cada vez melhor”, destacou.
Entre os erros mais comuns, Rodrigo cita o consumo excessivo de carboidratos por quem está se preparando para uma prova.
“A pessoa entende que, pelo fato de estar treinando para fazer uma prova de corrida, precisa comer muito carboidrato todos os dias da semana. Mas isso termina, às vezes, atrapalhando uma pessoa que precisa perder um pouco de gordura, baixar o peso para performar melhor. Então, a gente consegue organizar os carboidratos de forma estratégica para cada tipo de treino ao longo da semana”, explicou o nutricionista.
Ele reforça que o planejamento nutricional deve ser individualizado e testado durante os treinos.
“A dieta tem que ser ajustada, alinhada com o profissional que te acompanha, para que tanto seja testada antes como para que, durante a prova, dê tudo certo”, finalizou o nutricionista.
Seu Roque Run
A Seu Roque Run é um evento que une corrida de rua, música e lifestyle em uma experiência que traduz a energia e a atitude da marca Seu Roque, conhecida por promover vivências marcantes e cheias de personalidade. Os percursos serão de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km (corrida), com largada e chegada no Teresina Shopping.
A expectativa é reunir corredores e acompanhantes atraídos não apenas pela competição, mas também pela atmosfera vibrante das atrações musicais, intervenções artísticas e espaços de convivência instalados no local. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://www.godream.com.br/evento/seu-roque-run-4757563
A produção é assinada pela BLR, empresa piauiense especializada em branding experience e live marketing, com mais de 13 anos de atuação no mercado, reconhecida por transformar marcas em experiências reais e memoráveis.
Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/vida-saudavel/132026/seu-roque-run-nutricionista-detalha-estrategias-para-correr-com-desempenho
