
Os traumas oculares, as lesões que atingem o globo ocular, são provocados por impactos, ferimentos ou contato com substâncias químicas e representam uma das principais causas de perda da visão. Apesar de muitas vezes parecerem simples, pequenas lesões nos olhos podem evoluir para quadros mais graves caso não haja atendimento médico imediato.
Eles podem ocorrer em diferentes situações, como acidentes domésticos, de trabalho, durante atividades esportivas ou até mesmo pela presença de corpos estranhos, quando não há perfuração, mas ocorre incômodo na região dos olhos. Poeira, areia ou fragmentos metálicos em contato com a córnea são exemplos comuns de acidentes que exigem atenção.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, e a maioria dos casos poderia ser evitada (entre 60% e 80%) ou dispõe de tratamento. No Brasil, o Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual, o que reforça a necessidade de acompanhamento médico regular para prevenir problemas mais sérios.
Em contextos de urgência, medidas rápidas podem fazer a diferença até a chegada ao atendimento médico. O oftalmologista Jordan Leite explica o que deve ser feito nesses casos: “A primeira coisa que você deve fazer de imediato, quando ocorre algum tipo de trauma no olho, é lavar com abundância com água corrente, principalmente em casos de acidentes químicos, por cerca de 10 a 15 minutos de lavagem contínua. Após isso, é essencial procurar imediatamente uma consulta oftalmológica para ser avaliado”, alerta.
A avaliação médica inclui anamnese específica, exame físico cuidadoso com verificação da acuidade visual, inspeção pupilar, mensuração da pressão intraocular e exame das estruturas anterior e posterior do olho.
Os riscos dos traumas oculares
“Os principais riscos que envolvem os traumas oculares são a cegueira, especialmente em casos de acidentes químicos e perfurantes. Além disso, os traumas podem causar baixa acuidade visual, conhecida como visão subnormal, e provocar lesões na córnea e dores crônicas. Mas, de fato, o maior risco é a perda total da visão”, pontua o oftalmologista Jordan Leite.
O tratamento de um trauma ocular depende do nível da lesão. Em casos simples, pode envolver o uso de colírios anti-inflamatórios e analgésicos. Já em situações mais graves, pode ser necessária cirurgia para reparar perfurações, descolamentos de retina ou remover corpos estranhos. Por isso, acompanhamento médico contínuo é essencial para evitar complicações.
Como meio de prevenção, é recomendado utilizar óculos de proteção durante atividades de risco; evitar o contato direto com produtos químicos; ter cuidado com objetos pontiagudos; e manter consultas oftalmológicas em dia. Hábitos simples como esses garantem uma saúde ocular mais segura e preservada.
Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/445566/traumas-oculares-lesoes-podem-levar-a-perda-de-visao
