Um levantamento destacou que a escolha está ligada a fatores econômicos e ambientais
Geração Z está mais preocupada com o meio ambiente de acordo com levantamento | Foto: ReproduçãoDados apontam que a geração Z, aqueles nascidos entre 1995 e 2010, tende a optar por eletrônicos recondicionados e de segunda mão. Mas, o que estaria por trás deste consumo mais consciente?
É o que diz um levantamento da plataforma Statista, especializada em estatísticas e pesquisas de mercados. Em média, 47% desse público, nos Estados Unidos, prefere comprar aparelhos eletrônicos pensando no fator ambiental.
A partir daí, optam por aparelhos já usados. Além de representar uma possibilidade de comprar um aparelho a um preço bem mais acessível, optar por produtos já utilizados representa um ganho para o meio ambiente.
Já que ao prolongar a vida útil de aparelhos eletrônicos já existentes, as pessoas ajudam a evitar que materiais como metais raros e plásticos vão parar no lixo, e ainda diminuem a necessidade de produzir novos itens, o que consome muitos recursos naturais.
No entanto, essa prática não se restringe apenas à geração mais nova. Isso porque os Millenials (nascidos entre 1981 e 1994) também são propensos a comprar recondicionamos: 40% deles disseram que preferem esses aparelhos.
Já entre os Gen X (nascidos entre 1965 e 1980) esse número despenca para 25%. Entre os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), apenas 18% preferem aparelhos de segunda mão ou recondicionados.
