Os líderes podem se encontra na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) neste domingo (26); tarifaço dos EUA deve ser discutido na ocasião
Presidente Lula e Donald Trump | Foto: ReproduçãoO presidente Lula afirmou na sexta-feira (24) estar confiante sobre o possível encontro com Donald Trump durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). O brasileiro disse que pretende se encontrar com o líder americano para buscar uma solução dos conflitos econômicos entre os países.
O encontro deve acontecer ainda neste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia.
“Eu trabalho com otimismo que a gente possa encontrar uma solução”, afirmou. “Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Então pode ficar certo que vai ter uma solução”.
TARIFAÇO DOS EUA
Os conflitos entre ambos os países iniciaram após uma série de tarifas impostas sob os produtos brasileiros pelo governo de Trump. O norte-americano, inclusive, afirmou à imprensa recentemente a bordo do avião que pretende rever as medidas, mas “sob as circunstâncias certas”.
A reunião entre os líderes será a primeira após o início das divergências econômicas e do início da crise entre ambos os países. O encontro pode restabelecer o diálogo e a diplomacia entre Estados Unidos e Brasil.
Desde de setembro os líderes ensaiam uma aproximação e relataram ter tido “uma boa química” durante a Assembleia das Nações Unidas em Nova York.
Ainda em outubro, por intermédio de diplomatas, Lula e Trump conversam por cerca de 30 minutos sobre tratativas das sanções impostas. O presidente brasileiro chegou a solicitar a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos nacionais, em vigor desde agosto.
