Após derrota para o Vitória em casa, Peixe estaciona na tabela e vê as chances de queda crescerem para 34,8%, segundo cálculo da UFMG.
Santos perdeu para o Vitória na Vila Belmiro | Foto: MAURÍCIO DE SOUZA/AGIFA derrota do Santos por 1 a 0 para o Vitória, em plena Vila Belmiro, acendeu o alerta na Baixada Santista. O tropeço em casa, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, deixou o Peixe estacionado nos 31 pontos e novamente ameaçado pelo rebaixamento. A equipe baiana, que também soma 31 pontos, ocupa o 17º lugar por ter menos vitórias, o que mantém o time de Neymar & Cia. por pouco fora do Z4.
O resultado teve reflexo direto nas projeções matemáticas. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o risco de rebaixamento do Santos saltou de 13,9% para 34,8%. O aumento expressivo da probabilidade reflete não apenas o revés diante do Vitória, mas também a sequência irregular da equipe na competição.
Santos em alerta
O Santos, que viveu altos e baixos na temporada, voltou a sentir a pressão da luta contra a degola. O elenco, que conta com Neymar como principal estrela e referência técnica, tem sido cobrado pela torcida após uma sequência de resultados negativos em casa. O desempenho defensivo tem preocupado, o time sofreu gols em sete dos últimos oito jogos.

Neymar durante partida entre Santos e Atlético-MG, pela quarta rodada do Brasileirão – Foto: Raul Baretta/Santos FC
Com 31 pontos, o Peixe ocupa atualmente a 16ª colocação, a última antes da zona de rebaixamento. O técnico e a diretoria seguem em busca de soluções para ajustar o sistema tático e garantir os pontos necessários para evitar um novo vexame na história do clube, que foi rebaixado pela primeira vez em 2023.
Vitória ganha fôlego
Se para o Santos a rodada trouxe apreensão, para o Vitória representou esperança. A equipe rubro-negra baiana conquistou um resultado expressivo fora de casa e reduziu drasticamente suas chances de queda. Antes da partida, o time tinha 81,5% de probabilidade de rebaixamento; agora, o número caiu para 44,6%, segundo a UFMG.
Com a moral elevada, o Vitória tenta embalar uma sequência positiva nas próximas rodadas para se afastar da parte inferior da tabela e encerrar o campeonato de forma mais tranquila. A vitória na Vila Belmiro pode ser o ponto de virada para a equipe baiana.
Cenário do rebaixamento
A reta final do Brasileirão 2025 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. O Sport lidera a lista dos mais ameaçados, com 99,7% de risco de queda, seguido por Fortaleza (90,4%) e Juventude (89,4%).
O Santos aparece na quinta posição entre os clubes mais ameaçados, com 34,8% de probabilidade, logo atrás do Vitória. Outros times tradicionais ainda aparecem no radar do rebaixamento, como o Atlético-MG (12,8%), Ceará (6,6%), Internacional (5,5%) e Corinthians (5,3%). Já equipes como São Paulo (1,7%), Vasco (0,27%) e Fluminense (0,037%) vivem situação mais confortável.
Luta intensa até o fim
Faltando nove rodadas para o término do campeonato, o cenário é de incerteza. Cada ponto pode significar a diferença entre o alívio e o desespero. No caso do Santos, a missão é reagir rapidamente para não repetir o drama vivido em 2023.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.meionews.com/esportes/com-neymar-no-elenco-chances-de-rebaixamento-do-santos-aumentam-veja-probabilidades-544864
