
O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, inauguraram nesta quarta-feira (1º) a reforma e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Clímaco D’Almeida, no Centro-Norte de Teresina. A unidade recebeu mais de R$ 2,6 milhões em investimentos em infraestrutura e equipamentos, passando a oferecer espaços climatizados, 13 salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala do Piauí Saúde Digital, refeitório, quadra poliesportiva e banheiros adaptados.
O Ceti João Clímaco D’Almeida tem 284 estudantes matriculados e oferece ensino médio integrado aos cursos técnicos de Administração com ênfase em Empreendedorismo, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet e Programação de Jogos.
O governador Rafael Fonteles afirmou que a escola segue o modelo de tempo integral adotado em toda a rede estadual. “A rede estadual aqui na região centro-norte agora está revitalizada, modernizada e ampliada, com o padrão adequado para a metodologia que universalizamos. O ensino de tempo integral junto com a educação profissional técnica aumenta a chance de prosperidade dos alunos e garante também uma formação cidadã. Em Teresina já conseguimos universalizar a climatização das escolas, e no interior chegamos a 80%. Ainda mais no B-R-O-BRÓ, a climatização é essencial para a aprendizagem. Teremos pelo menos 30 entregas até o fim do ano, apenas na educação”.
.jpeg)
O secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que o estado já universalizou o ensino em tempo integral. “Uma escola de tempo integral, novinha, como a gente fala, no padrão ouro da Seduc, com todos os espaços. Como o governador disse, serão até o final do ano mais de 30 inaugurações. São mais de 300 obras em andamento em todo o Piauí. Todas as escolas já estão funcionando em tempo integral. O Piauí é o primeiro estado brasileiro a universalizar a oferta de tempo integral. Estamos avançando de forma acelerada e robusta para alcançar o posto de melhor educação do Brasil. Já saltamos no último IDEP de nono lugar para quarto lugar do Brasil, primeiro lugar do Nordeste. E com essas melhorias estruturais e pedagógicas, acreditamos estar no caminho para chegar ao primeiro lugar do país”.

