Teresina - PI, Segunda Feira, 27 de Outubro de 2025
Shadow

Desemprego fica em 5,6% e repete menor nível da série histórica, afirma IBGE

O resultado repetiu o percentual do trimestre encerrado em julho, quando a taxa de desocupação atingiu o menor nível da série histórica do instituto, iniciada em 2012

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) | Agência Brasil

taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,6% no trimestre móvel encerrado em agosto, segundo a Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE. O resultado repetiu o percentual do trimestre encerrado em julho, quando a taxa atingiu o menor nível da série histórica (iniciada em 2012). No trimestre encerrado em maio, a taxa estava em 6,2%, e um ano antes, em 6,6%.

A desocupação atingiu 6,1 milhões de pessoas, o menor número já registrado na série histórica. Representa uma queda de 9% (605 mil pessoas) em relação ao trimestre até maio e de 14,6% (1 milhão) em relação ao mesmo período de 2024.

POPULAÇÃO OCUPADA

A população ocupada chegou a 102,4 milhões, com o número de empregados com carteira assinada atingindo 39,1 milhões, o maior já registrado. Segundo o IBGE, o aumento de trabalhadores com carteira assinada ajudou a reduzir a desocupação. A população ocupada cresceu 0,5% no trimestre (555 mil pessoas) e 1,8% no ano (1,9 milhão).

Conforme o analista William Kratochwill, parte da redução se deve às contratações na educação pública, principalmente educação infantil e ensino fundamental, que envolvem trabalhadores sem carteira em vínculos temporários.

O grupo de empregados sem carteira no setor público avançou 5,5% no trimestre e permaneceu praticamente estável (0,8%) em relação ao mesmo período de 2024.

Fonte: Portal MeioNews.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.meionews.com/noticias/economia/desemprego-fica-em-5-6-e-repete-menor-nivel-da-serie-historica-afirma-ibge-543087

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *