Teresina - PI, Segunda Feira, 27 de Outubro de 2025
Shadow

CineSolar estaciona em Teresina com cinema de graça em escola no Bela Vista

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Teresina (PI), na terça-feira (30/09), a partir das 18h, no CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens socioambientais e o filme “Moana 2”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 9ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, em parceria do banco BV e apoio do CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

“O CineSolar atua com o desejo de democratizar o acesso ao cinema e à cultura, para pessoas que, muitas vezes, não têm essa oportunidade. Mais do que exibir filmes, queremos oferecer uma vivência que une arte, educação e sustentabilidade, despertando a imaginação e mostrando que a cultura pode – e deve – chegar a todos, em qualquer lugar. E, nesse ano de 2025, a ideia é fomentar nossas ações em atividades que atuem em consonância com a COP 30”, afirma Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Circuito vai passar em sete cidades dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia, Piauí e Minas Gerais. Além das sessões de cinema, em Teresina será realizada a Oficinema Solar on-line com os estudantes do CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko, cujo objetivo é sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais e introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual, com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar – o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar – transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou 2730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para mais de 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça/SP. E também promove ações em conjunto com a Unesco no Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, e conta com a parceria solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar. Saiba mais em: linktr.ee/cine.solar.

PROGRAMAÇÃO

Teresina (PI)

Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: terça-feira (30/09)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens
18h30 – 2ª sessão: ‘Moana 2’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko – Rua Padre Cícero, 3996 – Bela Vista 2 – Teresina/PI

SINOPSES

1ª Sessão
(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)

‘Lagrimar’ – Direção: Paula Vanina – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 14 min
Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.

‘Os Macurus’ – Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 7 min
Ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.

‘Ilha do Lixo’ – Direção: Elisa Guimarães – Brasil – 2023 – Animação – Duração: 8 min e 40 s
Janaína e seu pai Alfredo enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde a garrafa se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano.

‘Vellozia’ – Direção: Pedro de Castro Guimarães – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 13min
Fruto do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, “Vellozia” é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.

‘Verde!’ – Direção: Rodrigo Luluca – Brasil – 2020 – Animação – Duração: 06 min e 13s
VERDE, um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.

2ª sessão
‘Moana 2’ – Direção: David G. Derrick Jr. e Jason Hand – EUA/2024 – Animação/Aventura/Família – Livre – Duração: 1h40m
Baixe o app MovieReading para assistir com os recursos de acessibilidade
Após receber um chamado inesperado de seus ancestrais, Moana deve navegar para os mares distantes da Oceania e para as águas perigosas, e há muito perdidas, em uma aventura diferente de tudo que ela já enfrentou.

 

Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/442760/cinesolar-estaciona-em-teresina-com-cinema-de-graca-em-escola-no-bela-vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *