
A empresa que faz o transporte de alunos e familiares assistidos pela Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI) suspendeu o serviço neste sábado (20), alegando atraso nos repasses financeiros que deveriam ser realizados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O órgão não retornou o contato do Cidadeverde.com até a publicação da matéria, mas o espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos.
Com 278 alunos autistas atendidos atualmente, a AMA-PI teme que a situação reduza o acesso aos serviços da instituição. “Quem vem de ônibus é a maioria, entre 80% e 90%. É uma situação muito ruim. O ônibus sai de manhã e o motorista fica aguardando aqui na instituição. Quando terminam os atendimentos ele leva os alunos com os pais e já pega os que vão ser atendidos no turno da tarde”, explica Soraia Martins, presidente da Associação.
Conforme a instituição, o repasse para o custeio de despesas com motorista, combustível, e manutenção do ônibus estaria atrasado há cerca de cinco meses. “Tentamos entender como seria, porque não é a primeira vez que isso acontece. Já aconteceu outras vezes, mas foi tudo resolvido. Esperamos que sejam tomadas providências para que os alunos não sejam penalizados, porque é algo que não depende da Associação”, pontuou a presidente.
Por conta da situação, a AMA-PI agendou uma audiência no Ministério Público. O encontro, porém, só deve ocorrer no próximo dia 2 de outubro. “Já tivemos outras audiências antes, para não perdemos o transporte. Na ocasião, a promotora orientou que a prefeitura encontrasse uma solução para que os alunos da instituição não fossem penalizados”, concluiu Martins.
A Associação
A AMA-PI é uma instituição filantrópica que presta assistência social, educacional e de saúde para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A entidade, sem fins lucrativos, trabalha com uma equipe multiprofissional e voluntários para promover a inclusão e a autonomia das pessoas autistas e apoiar seus familiares.
Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/442275/empresa-suspende-transporte-de-alunos-autistas-em-teresina-apos-strans-atrasar-pagamentos
