O Delta do Parnaíba, localizado na divisa entre o Piauí e o Maranhão, é considerado o terceiro maior delta oceânico do mundo, sendo um santuário ecológico de grande diversidade.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal aprovou o projeto que institui oficialmente a Rota Turística dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba. A proposta é de autoria da senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA)e segue em tramitação na Casa.
MUNICÍPIOS INTEGRADOS
A rota contemplará os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Paulino Neves, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Água Doce do Maranhão, Urbano Santos e Tutóia. A iniciativa busca consolidar a região como destino turístico de relevância nacional e internacional.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
De acordo com a senadora Ana Paula Lobato, a criação oficial da rota vai fomentar o empreendedorismo, impulsionar setores ligados ao turismo, promover o crescimento econômico local e valorizar os atrativos naturais e culturais da região.
ATRATIVOS NATURAIS
O Delta do Parnaíba, localizado na divisa entre o Piauí e o Maranhão, é considerado o terceiro maior delta oceânico do mundo, sendo um santuário ecológico de grande diversidade.
Já o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui área total de 156,5 mil hectares e está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
IMPACTO ECONÔMICO E SIMBÓLICO
Relatora da proposta, a senadora Professora Dorinha (União Brasil-TO) destacou a relevância da medida para o setor turístico:
“É uma medida de baixo custo para o erário, mas de grande impacto simbólico e prático para o fortalecimento da economia do turismo no estado do Maranhão e em todo o Brasil.”
Fonte: Portal MeioNews.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.meionews.com/noticias/economia/senado-cria-rota-turistica-do-delta-do-parnaiba-e-lencois-maranhenses-saiba-o-que-isso-representa-541554
