Teresina - PI, Segunda Feira, 27 de Outubro de 2025
Shadow

Piauí terá fábrica chinesa de equipamentos tecnológicos; centenas de empregos são esperados

A missão internacional segue nesta quinta-feira (11), em Shanghai, onde o governador terá encontros com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), dos Brics, além das empresas TBEA e Envision.

Rafael Fonteles anunciou a novidade após agenda na China. | Reprodução

No quarto dia da missão oficial à China, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, cumpriu nesta quarta-feira (10), em Shenzhen, uma série de compromissos voltados para atração de investimentos nas áreas de telecomunicação, inovação e energia renovável. As agendas aproximaram o Estado de grandes corporações chinesas e de especialistas do setor tecnológico.


FABRICAÇÃO DE FIBRA ÓPTICA
O primeiro encontro ocorreu na sede da C-Data, fabricante de soluções em redes de acesso. A reunião contou ainda com a presença da Ora Telecom, um dos maiores provedores de internet do Piauí. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimentos entre a Investe Piauí, a C-Data e a Ora Telecom, que dá início aos estudos para implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica em território piauiense.

Segundo o governo, a iniciativa representa um avanço estratégico para a infraestrutura tecnológica do Estado, com impacto direto na geração de emprego e renda para a população.


INOVAÇÃO E STARTUPS
Na sequência, Rafael Fonteles se reuniu com o brasileiro Nelson Kameda, referência internacional em inovação e fundador da Zhuhai Kameda Technology e da Colabtec. O encontro teve como objetivo debater cooperações voltadas para apoio a startups piauienses, transferência de conhecimento e maior integração do ecossistema de inovação local às cadeias globais.


ENERGIA RENOVÁVEL
A agenda incluiu ainda visita à sede da China General Nuclear Power Group (CGN), estatal chinesa reconhecida mundialmente pela atuação em energia nuclear e renovável. Durante a reunião, foram discutidos os projetos em andamento no Piauí, como o Parque Solar Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, e o Parque Eólico Lagoa do Barro. Também entraram em pauta investimentos futuros em armazenamento de energia e tecnologia termossolar (CSP), além da cooperação técnica em análise de conexões e processos de licenciamento.


DECLARAÇÃO DO GOVERNADOR
Para Rafael Fonteles, o dia consolidou importantes avanços. “Tivemos um dia muito produtivo em Shenzhen, com três agendas fundamentais para o futuro do Piauí. Assinamos um memorando de entendimentos que marca o início do projeto de implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica em parceria com a Ora Telecom, um investimento que trará mais emprego e renda para o nosso povo e será um avanço estratégico em tecnologia e inovação. Também dialogamos sobre cooperação internacional em inovação e acompanhamos o andamento de grandes projetos de energia limpa que reforçam a vocação do Piauí para liderar a transição energética no Brasil”, destacou.


PRÓXIMOS COMPROMISSOS
A missão internacional segue nesta quinta-feira (11), em Shanghai, onde o governador terá encontros com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), dos Brics, além das empresas TBEA e Envision.

Na sexta-feira (12), a agenda será encerrada na Alemanha, com reunião no Ministério Federal da Economia e Ação Climática e visita à Embaixada Brasileira. Em Berlim, Rafael Fonteles também participará do Seduckathon, evento que reunirá os 15 estudantes e professores da rede estadual do Piauí que participam de intercâmbio internacional.

Fonte: Portal MeioNews.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.meionews.com/noticias/economia/piaui-tera-fabrica-chinesa-de-equipamentos-tecnologicos-centenas-de-empregos-sao-esperados-541342

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *