Teresina - PI, Sábado, 02 de Agosto de 2025
Shadow

Governador do Piauí transfere cargo ao presidente da Alepi para acompanhar Lula em viagem à China

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), transmitiu, na tarde desta sexta-feira (9), o cargo de chefe do Executivo estadual ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Severo Eulálio (MDB). A mudança temporária ocorre em razão da viagem oficial de Fonteles à China, onde acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em compromissos diplomáticos até o próximo dia 14.

A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada no Palácio de Karnak, sede do governo estadual, em Teresina. O vice-governador Themístocles Filho está em período de férias, o que motivou a convocação do presidente da Alepi para assumir a função de forma interina.

“É momento de reforçar os laços entre o Brasil e a China, buscando investimentos de empresas chinesas, inclusive no Piauí, especialmente na área de energia”, declarou Rafael Fonteles antes do embarque. Ele afirmou que a missão internacional é uma oportunidade estratégica para atrair recursos ao estado e fortalecer relações diplomáticas.

Ao assumir interinamente o cargo, Severo Eulálio destacou a responsabilidade e a importância da função. “É uma honraria muito grande, mesmo que por pouco tempo. Trata-se de uma missão constitucional, e me comprometo a conduzir com zelo os trabalhos do governo enquanto o governador cumpre seu compromisso internacional”, disse.

A comitiva brasileira que acompanha o presidente Lula é formada por ministros, parlamentares e empresários. A principal atividade da agenda é a participação na cúpula entre a China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para os dias 12 e 13 de maio. Além disso, está prevista a assinatura de ao menos 16 acordos bilaterais.

A China é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil, com saldo positivo para o país sul-americano. O governo brasileiro tem buscado ampliar a cooperação com o gigante asiático em setores como energia, infraestrutura e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *