O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (1º), com 444 votos, e comandará a Casa pelos próximos dois anos. Aos 35 anos, ele se torna o mais jovem a ocupar o cargo na história da Câmara. A votação contou com 499 deputados, sendo que Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), 22.
Em seu discurso antes da eleição, Motta destacou a importância de uma Câmara independente e harmônica com os demais Poderes. “Juntos, vamos fortalecer institucionalmente a Câmara, manter a sua autonomia e independência em relação aos demais Poderes. É salutar compreendermos que uma boa gestão de país se faz com respeito, pressuposto da harmonia”, afirmou.
Amplo arco de apoio, do PL ao PT
Motta recebeu apoio de 18 partidos, incluindo PL, PT e outras legendas de esquerda, centro e direita, com exceção de PSOL e Novo, que lançaram candidatos próprios. O deputado se comprometeu a distribuir cargos de forma equilibrada e assegurou ao governo Lula que não será um adversário da gestão.