O Estado do Piauí registrou as temperaturas mais elevadas do Brasil durante o último fim de semana, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh). No domingo (11.ago), o município de Santa Filomena atingiu 40,5°C, enquanto no sábado (10.ago), a cidade de Oeiras registrou 38,9°C.
De acordo com Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE) da Semarh, a medição em Santa Filomena foi realizada por uma estação meteorológica localizada em Alto Parnaíba, no Maranhão, que, devido à proximidade, monitora as condições atmosféricas do município conforme as diretrizes da Organização Meteorológica Mundial (OMM). A especialista ressaltou que as temperaturas elevadas já estavam previstas pelas análises conjuntas realizadas pela Semarh e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Ainda segundo a Semarh, desde o dia 9 de agosto, diversos municípios do Piauí figuram entre os 10 com as maiores temperaturas do país. Além das altas temperaturas, algumas cidades registraram níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20%. Segundo a Semarh, não há previsão de chuvas para os próximos dias, e as altas temperaturas devem continuar até o final do mês.
Cinco municípios do Piauí estiveram entre os 10 mais quentes do Brasil no domingo, segundo dados do INMET. As autoridades estaduais seguem monitorando as condições climáticas e orientam a população sobre os cuidados necessários diante das altas temperaturas.
Veja o ranking
- ALTO PARNAÍBA (MA) – 40.5ºC
- OEIRAS (PI) – 39.8ºC
- SÃO JOÃO DO PIAUÍ – 39.5ºC
- CASTELO DO PIAUÍ – 38.9ºC
- CAICÓ (RN) – 38.8ºC
- CAMPO MAIOR (PI) – 38.8ºC
- ARAGUAÍNA (TO) – 38.7ºC
- PEDRO AFONSO (TO) – 38.7ºC
- PEDRO AFONSO (TO) – 38.7ºC
- PATOS (PB) – 38.6ºC
- ALVORADA DO GURGUÉIA (PI) – 38.5ºC