O mês de agosto chegou e com ele mudanças climáticas consideráveis em Teresina e para todos os municípios do Piauí. É o que apontam as previsões da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), indicando condição de temperatura elevada, que varia entre 38º a 39º neste mês.
Segundo a climatologista da Semarh, Sara Cardoso, no mês de agosto, há possibilidade de ocorrência de temperaturas em torno dos 40º até o final do mês, que é uma das características das mudanças climáticas.
“Existem diversos modelos de previsão apontando que a La Niña vai acender entre agosto e setembro. A La Niña acendendo, vai potencializar nas áreas do Brasil, que estão em estiagem, as altas temperaturas e baixas umidades. Vale destacar, que nós estamos nestas condições desde maio, por conta de diversos fatores, inclusive, das mudanças climáticas”, explicou.
Segundo Sara Cardoso, as mudanças climáticas já repercutem sobre as dinâmicas atmosféricas no Brasil e no estado do Piauí, no entanto, o mês de setembro será o ápice do período de estiagem.
“Em agosto, vamos observar o aumento das temperaturas, mas ainda vamos ver alterações ventosas, em virtude da transição do inverno para a primavera. Veremos baixas temperaturas na madrugada e início da manhã. No entanto, é no mês de setembro que nós verificaremos temperaturas bem elevadas com a possibilidade de quebrar alguns recordes”, destacou.
Informações: O DIA