O Governo Federal anunciou na manhã desta terça-feira (12.mar), a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A iniciativa alcança todas as unidades da Federação e gera 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi contemplado com três novos campi na nova etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Serão contempladas novas unidades nas cidades de Esperantina, Barras e Altos.
Atualmente, o Instituto Federal do Piauí conta com 20 campi e reitoria em 18 cidades de Norte a Sul do Estado. A expansão dos IFs integra o Novo PAC, que tem recursos na ordem de R$ 2,9 bilhões para a construção das novas unidades e equipamentos e mais R$ 1 bilhão para a consolidação dos campi existentes.
O Nordeste será contemplado com 38 novos institutos federais, sendo 08 na Bahia, 06 no Pernambuco, 06 no Ceará, 04 no Maranhão, 03 no Piauí, 03 no Rio Grande do Norte, 03 3m Alagoas e 03 em sergipe.