Um homem de 40 anos foi preso em flagrante, nesta terça-feira (6), na zona Leste de Teresina, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em decorrência da Operação Luz na Infância 10.
A operação é nacional e no Piauí a Polícia Civil deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em Teresina. A ação faz parte de uma mobilização para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
“Os investigados constantemente transacionavam arquivos contendo crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Em um dos alvos, o homem de 40 anos estava fazendo download dos vídeos no momento da entrada da equipe policial”, afirmou o delegado Anchieta Nery, coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.
No total, foram cumpridos 125 mandados de busca e apreensão e mobilizados cerca de 500 policiais em 18 (dezoito) estados do Brasil:
- Amazonas,
- Bahia,
- Ceará,
- Distrito Federal,
- Espírito Santo,
- Goiás,
- Maranhão,
- Minas Gerais,
- Mato Grosso,
- Pará,
- Pernambuco,
- Piauí,
- Rio De Janeiro,
- Rio Grande Do Sul,
- Santa Catarina,
- Paraná,
- Mato Grosso Do Sul e
- São Paulo)
- e em mais quatro países (Argentina, Estados Unidos, Panamá e Equador)
Penalidade
No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos para quem compartilhar; e de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.