Teresina - PI, Segunda Feira, 22 de Junho de 2026
Shadow

Atletas piauienses são convocados para representar o Brasil no Pan-Americano de Kung Fu na Argentina

Os atletas contam com o apoio do Governo do Estado através dos programas da Secepi.

 

O esporte piauiense segue conquistando espaço no cenário internacional. Os atletas Warner Lopes e Talita Silva foram convocados pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) para integrar a Seleção Brasileira e representar o país no Campeonato Pan American Kung Fu, que será realizado entre os dias 5 e 12 de outubro de 2026, em Buenos Aires, na Argentina.

A convocação é resultado do excelente desempenho dos atletas no último Campeonato Brasileiro da modalidade, quando ambos conquistaram o título nacional e garantiram vaga na competição continental. A CBKW é vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e filiada à Federação Internacional de Wushu (IWUF), entidade máxima da modalidade no mundo.

Os dois atletas contam com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi). Warner é beneficiário do programa Bolsa Atleta Piauí, enquanto Talita Silva recebe apoio por meio do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi).

Foto: Ascom Secepi

Recentemente, Warner também conquistou o título de Campeão Piauiense de Kung Fu Wushu 2026 na categoria Taolu, nos estilos Mãos do Sul, Armas Curtas e Armas Longas, reforçando a boa fase vivida pelo atleta.

Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, a convocação dos atletas demonstra o fortalecimento da modalidade no estado e a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado. “A convocação dos nossos atletas para a seleção brasileira é motivo de muito orgulho para o Piauí. O Governo do Estado, por meio da Secepi, tem investido no fortalecimento das mais diversas modalidades esportivas, e o kung fu é um exemplo de como esse apoio tem gerado resultados concretos. Por meio do Bolsa Atleta Piauí e do Siespi, estamos garantindo que nossos talentos tenham condições de competir em alto nível e levar o nome do estado cada vez mais longe”, destacou a secretária.

Foto: Ascom Secepi

Warner agradeceu o apoio recebido para seguir representando o estado e o país nas competições nacionais e internacionais. O atleta também ressaltou a importância da oportunidade de disputar o Pan-Americano com o suporte do Governo do Estado.

“Agora a gente vai buscar o título do Campeonato Pan-Americano de Kung Fu, que vai ser inédito para um atleta representando o Piauí. Já tivemos oportunidades de representar o Brasil nessa competição e, desta vez, temos o apoio da Secretaria dos Esportes. Graças a isso, vamos conseguir disputar o Pan-Americano na Argentina buscando esse título inédito”, declarou.

Aos 30 anos, Warner Lopes acumula uma trajetória de destaque no kung fu. Praticante da modalidade desde os 15 anos, já conquistou títulos estaduais, norte-nordeste, interestaduais, brasileiros e sul-americanos, além de integrar as seleções piauiense e brasileira da modalidade. Além da carreira como atleta, ele também atua como diretor da Federação de Kung Fu Wushu do Piauí (FKWPI).

Foto: Ascom Secepi

Segundo Warner, o crescimento da modalidade no estado tem sido impulsionado pelo trabalho desenvolvido pela federação e pelo aumento do calendário de competições. “O kung fu sempre foi forte no Piauí pela qualidade dos atletas. Hoje buscamos ampliar o número de praticantes e fortalecer ainda mais a modalidade. Antes tínhamos uma competição por ano, agora temos quatro, o que proporciona mais preparação técnica, física e psicológica. No último Campeonato Brasileiro batemos o recorde de medalhas da delegação piauiense, conquistando quase dez medalhas e dois títulos brasileiros, com a minha conquista e a da Talita. Isso nos credenciou para buscar agora resultados ainda maiores no cenário internacional”, explicou.

Antes do desafio continental, Warner Lopes e Talita Silva terão mais uma importante competição pela frente. Os atletas participarão do Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, que será realizado em Alagoas, servindo como preparação para a disputa do Pan-Americano na Argentina.

Foto: Ascom Secepi

 

Fonte: Portal pi.Gov.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.pi.gov.br/atletas-piauienses-sao-convocados-para-representar-o-brasil-no-pan-americano-de-kung-fu-na-argentina/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *