Prefeitos do Piauí já podem aderir aos JEPI’S 2026 e Paraolimpíadas Escolares | Foto: DivulgaçãoOs prefeitos dos 224 municípios piauienses já podem formalizar a participação nos Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e nas Paralimpíadas Escolares Piauienses 2026. O período de adesão começou em 4 de fevereiro e segue até 30 de março, conforme cronograma divulgado pela Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi).
A Secepi disponibilizou o termo de adesão para prefeitos, secretários municipais de Esportes ou Educação e demais gestores interessados. A assinatura do documento é condição essencial para que os municípios possam disputar as etapas regionais e estadual da competição. Sem a formalização, não há participação nos jogos.
CLIQUE AQUI E ACESSE O TERMO DE ADESÃO

Prefeitos do Piauí já podem aderir aos JEPI’S 2026 e Paraolimpíadas Escolares – Foto: Divulgação
Mobilização dos gestores municipais
A articulação para ampliar a participação dos municípios teve início com uma reunião entre a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Pompílio Evaristo. O encontro teve como objetivo engajar os gestores e garantir uma adesão expressiva na edição de 2026.
Dentro da parceria com o Governo do Estado, cabe aos municípios realizar a etapa municipal, respeitando os regulamentos oficiais, inscrever as delegações e garantir a regularidade escolar dos estudantes-atletas participantes. Essas etapas são fundamentais para o bom andamento da competição em nível regional e estadual.
Importância da parceria Estado-municípios
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou que o sucesso dos jogos depende diretamente do envolvimento dos municípios.
“Todo o desenvolvimento dos jogos escolares depende, a princípio, da parceria dos gestores municipais. É nas etapas municipais dos jogos que captamos o maior número de estudantes-atletas. Tendo assim, aumentadas as chances de termos campeões revelados. Além de contribuir com oportunidades para esses jovens, suas famílias e toda a comunidade”, afirmou a gestora.

Josiene Campelo, secretária de esportes e o Presidente da APPM, Pompílio Evaristo – Foto: Dvulgação
Ampliação dos Jogos em 2026
Organizados pela Secepi, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), os Jepis envolvem estudantes das redes municipal, estadual, particular e do IFPI, incluindo atletas com deficiência. Para 2026, a competição será ampliada com a criação de 12 polos regionais, dois a mais que em 2025.
Meta é alcançar todos os municípios
A expectativa do Governo do Estado é alcançar a adesão dos 224 municípios do Piauí, superando os 191 participantes de 2025. No ano passado, os jogos reuniram cerca de 23 mil alunos-atletas. Para 2026, a previsão é chegar a aproximadamente 27 mil estudantes, com idades entre 12 e 17 anos, fortalecendo o esporte escolar em todo o estado.
