Reitora da UFPI na Andifes debate violência contra universidades federais. O encontro busca soluções para ataques físicos, digitais e institucionais. Saiba como proteger a comunidade!
Nadir Nogueira | Foto: DivulgaçãoA reitora da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nogueira, participa da 209ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada nos dias 27 e 28 de janeiro de 2026, em Brasília, com foco no enfrentamento à violência contra as universidades federais, incluindo violência política, institucional e de gênero.
O encontro reúne reitores e especialistas para discutir medidas de proteção às instituições e à comunidade universitária diante do aumento de ataques físicos, simbólicos e virtuais. A agenda inclui debate jurídico sobre responsabilização e defesa institucional, com participação da Advocacia-Geral da União, e a apresentação de propostas nacionais voltadas à segurança das mulheres e ao combate à violência política e de gênero.
A 209a reunião, também aborda a escalada de ataques às universidades por meio de desinformação, memes ofensivos e campanhas de deslegitimação nas redes sociais, caracterizadas como formas de violência institucional que ameaçam a integridade das instituições e de seus integrantes.
A maioria dos casos que ocorrem nas IFES são provocados por pequenos grupos que se organizam para tentar inviabilizar a administração superior por todo o país.
A participação da UFPI reforça a defesa de ações coordenadas, com resposta jurídica, comunicação pública e políticas de prevenção, para conter a violência contra as universidades federais e proteger a autonomia e a vida acadêmica.
Fonte: Portal MeioNews.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://www.meionews.com/piaui/reitora-da-ufpi-nadir-nogueira-participa-de-reuniao-sobre-combate-a-violencia-nas-universidades-553685
