Os roubos de celulares no Piauí caíram mais da metade nos últimos três anos, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-PI). O balanço, que reúne ações realizadas entre janeiro e novembro de 2025, aponta uma redução acumulada de 52,81% nesse tipo de crime em todo o território piauiense.
Em 2022, foram registradas 12.917 ocorrências de roubo de celulares. Em 2025, o número caiu para 6.096 casos. A tendência de queda se mantém de forma ainda mais acentuada em recortes mensais: apenas em novembro deste ano, a redução foi de 72,02% em comparação com o mesmo mês de 2022.
Os dados fazem parte do levantamento da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e refletem a intensificação de ações conjuntas entre Polícia Civil, Polícia Militar e setores de inteligência, além do uso ampliada de tecnologia.
Outro dado que chama atenção no balanço é o aumento expressivo na recuperação de aparelhos celulares. Ao longo da atual gestão, 14.463 celulares foram recuperados pelas forças de segurança no estado. Em 2022, 1.617 aparelhos foram devolvidos aos proprietários. Nos anos seguintes, esse número ultrapassou 5.800 devoluções, com 2.759 celulares recuperados apenas no parcial de 2025, um crescimento acumulado de 261,84%.
Para o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, os indicadores refletem mudanças na forma de enfrentamento desse tipo de crime.
“Os indicadores comprovam que a combinação entre inteligência policial, uso de tecnologia e integração entre as forças está gerando efeitos reais na vida da população. A redução dos roubos e o aumento das devoluções mostram que estamos enfrentando o crime com planejamento e resultados eficientes”, afirma.
Fonte: Portal CidadeVerde.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://cidadeverde.com/noticias/448107/roubos-de-celulares-caem-52-no-piaui-em-tres-anos-aponta-balanco
