Teresina - PI, Segunda Feira, 27 de Outubro de 2025
Shadow

Lula questiona crescimento da extrema direita: ‘É virtude deles ou incompetência nossa?’

Evento paralelo à Assembleia Geral da ONU, segunda edição da reunião tem líderes do Chile, Espanha, Colômbia e Uruguai. Com Trump no governo, Estados Unidos não foram convidados.

Lula questiona crescimento da extrema direita: 'É incompetência nossa?' - Foto: (Reprodução/Youtube)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (24), em Nova York, de uma reunião com líderes de outros países para discutir a defesa da democracia e o combate ao extremismo.

Durante o pronunciamento, o petista fez uma autocrítica enquanto presidente da República e representante da esquerda. “Muitas vezes a gente governa dando resposta ao que a imprensa publica sobre nós, à cobrança do mercado, à necessidade de contentar os adversários”, afirmou.

“O que me inquieta hoje é saber o seguinte, o que me importa hoje é a gente responder para nós mesmos aonde é que os democratas erraram? aonde é o momento em que a esquerda errou? Por que permitimos que a extrema direita crescesse com a força que está crescendo? É virtude deles ou incompetência nossa?”, discursou.

 

Esta é a segunda edição do encontro, realizado pela primeira vez em 2024, ambos em paralelo à Assembleia Geral da ONU. A reunião foi liderada por governos de esquerda, a exemplo do Brasil, mas a expectativa é reunir representantes de cerca de 30 países.

  • Gabriel Boric, presidente do Chile
  • Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha
  • Yamandú Orsi, presidente do Uruguai.

Brasil e os demais organizadores do evento decidiram não convidar os Estados Unidos. No ano passado, ainda sob a gestão de Joe Biden, os país foi convidado, apesar de não ter sido representado pelo então presidente.

Neste ano, no entanto, segundo auxiliares do governo, nenhum dos organizadores da reunião nem sequer cogitou convidar os EUA para participar — tampouco a administração do presidente Donald Trump demonstrou interesse.

Fonte: Portal G1.
Confira esta e outras matérias na íntegra pelo link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/24/em-ny-lula-discute-defesa-da-democracia-e-combate-ao-extremismo-com-lideres-aliados.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *